Diante do quadro alarmante de acidentes e doenças relativas ao trabalho, a LER/DORT se destaca entre as primeiras da lista que atingem a classe trabalhadora. Entre as principais causas estão: Jornada excessiva de trabalho; sobrecarga de trabalho com ritmo intenso e sem pausas; repetitividade de movimentos; cobranças excessivas que geram tensão, medo e insegurança; equipamentos e máquinas inadequadas. Fatores estes impostos pelos patrões, que visam somente o lucro e pouco se importam com a vida dos trabalhadores.
Há de se destacar o descaso do governo com a classe trabalhadora, pois sucateiam os órgãos de fiscalização, contribuindo para que os empresários promovam verdadeiras empresas mutiladoras e assassinas com uma epidemia de doenças que trazem danos irreversíveis à vida dos trabalhadores do nosso país.
Ressaltamos aqui que, a cada 10 acidentes do trabalho, 08 ocorrem com trabalhadores de empresas terceirizadas, isso devido às condições precárias que os trabalhadores estão submetidos. As Empresas Terceirizadas, em sua grande maioria, são as que financiam a campanha eleitoral de vários políticos corruptos para obterem vantagens em grandes contratos.
⇒ Leia o Ação Gráfica CSP-CONLUTAS MINAS GERAIS – SETORIAL DE SAÚDE E SEGURANÇA ⇐