Aprovado o reajuste salarial, com ganho real, de Varginha e Região!

562

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, de Jornais e Revistas no Estado de Minas Gerais (STIG-MG) realizou assembleia com os trabalhadores de Varginha e região. Juntos, aprovaram o reajuste de 6%, o que representa uma grande vitória de toda a categoria, pois esse percentual significa um ganho real, ou seja, acima da inflação.

Os salários serão corrigidos, desde 1º de maio de 2017, a incidir sobre os salários vigentes em 30 de abril de 2017. O retroativo reajustado será pago em três vezes, nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano.

Os ex-empregados, cujo contrato tenha se encerrado a partir de 1º de maio de 2017, deverão receber as diferenças salariais pelas empresas até o 5º (quinto) dia útil de dezembro de 2017.

As horas suplementares, aquelas trabalhadas além da jornada normal de cada empregado, serão remuneradas com o acréscimo mínimo de 50% (cinquenta por cento), respeitadas as condições previstas no Artigo 59 da CLT e Artigo 7o , XVII, da Constituição da República de 1988.

Fica também ajustada uma garantia provisória de emprego ao trabalhador que conte pelo menos 5 anos a serviço da empresa durante os 12 (doze) meses que antecedem a data em que adquire direito à aposentadoria voluntária.

Sempre em Luta

Vale lembrar que essas conquistas são fruto da incansável luta do STIG-MG para garantir melhorias para a categoria, que precisa estar cada vez mais unida ao seu sindicato para que mais conquistas possam acontecer. Fique atento a todos os comunicados do seu sindicato e tenha a certeza que o melhor está sendo pensado para que os trabalhadores gráficos de Minas Gerais sejam realmente valorizados pelo trabalho que produzem. Participe dos ações do STIG-MG e faça parte desta luta também.

Fortaleça sua representação

O sindicato conclama os trabalhadores a contribuir para fortalecer, ainda mais seu sindicato. Todos os anos, chegado este momento da aprovação da CCT, os patrões tentam enfraquecer o Sindicato ao incentivar que os trabalhadores façam a carta de oposição.

Você sabe o que isto representa?

Na verdade os patrões querem é diminuir a representatividade dos trabalhadores para que a luta pelos reajustes salariais anuais e a preservação dos direitos dos trabalhadores seja enfraquecida. Pense bem, é isto que você quer para o futuro da categoria?

Outra estratégia dos patrões é impedir a ação concreta do STIG-MG em negociações, atendimento de denúncias realizadas junto aos órgãos públicos, campanhas salariais, luta por injustiças, etc.

O que os patrões querem é agir livremente, retirando direitos, negando benefícios, piorando as condições de trabalho com banco de horas e outros artifícios, até mesmo reduzindo salários.

Converse com seus colegas de trabalho e reflita sobre essa situação. Pense em sua valorização e da categoria. Quanto mais união, mais força e conquistas.

Não permita que os patrões façam campanha contra o seu sindicato. O que eles estão fazendo, na verdade, é uma campanha contra você, desvalorizando seu trabalho, dedicação e empenho.

A contribuição representa um gasto mínimo por parte do trabalhador, apenas 2%. Pense no que este valor representa para você no futuro e como ele irá fortalecer a representatividade da categoria, garantindo reajustes anuais, manutenção e defesa de direitos conquistados

O STIG-MG está de portas abertas para todos aqueles que querem conhecer e participar das atividades do Sindicato. Sua participação é fundamental para toda categoria. Sindicato forte luta e conquista melhorias junto com a categoria.

Sua participação fortalece seu Sindicato

Mas, se mesmo assim, você quiser se opor á contribuição assistencial de 2% dividida em duas vezes, você pode entregar a carta de oposição entre os dias 21 a 30 de setembro de 2017, no seguinte endereço: Praça João Pessoa, 80 – Centro – Varginha.

Na carta deve constar, no mínimo, o nome completo, número da carteira de trabalho e série, endereço residencial, função e nome da gráfica onde trabalha e, opcionalmente, o salário atual. Ela teve ser redigida de próprio punho e entregue pessoalmente.

Outra opção é o envio através dos Correios, por meio de AR, a ser postada no mesmo período, de 21 a 30 de setembro, para a sede do STIG-MG (rua Jaguarão, 269, bairro Bonfim- Belo Horizonte, MG, CEP: 31210 -240).

Clique aqui e confira a CCT de Varginha e Região

Compartilhar