8 DE MARÇO

249

UM CHAMADO PARA CONSTRUIRMOS UMA GREVE GERAL NESSE PAÍS

O dia 08 de março, um dia de luta, paralisações e greves que mostre que por mais que essa sociedade nos oprime, as mulheres trabalhadoras gráficas são essenciais para a luta, que ajuda na riqueza do mundo.

Sabemos que cada mulher trabalhadora “mata um leão por dia” para conseguir viver nesse país machista, em que os índices de violência à mulher é o 5º maior do mundo. Temos um alto índice de estupro e de assédio sexual e moral dentro de casa, no trabalho ou nas ruas.

Reforma da Previdência, que diz acabar com privilégios, vai tirar o direito à aposentadoria de milhares de trabalhadores. O aumento do tempo de contribuição e a idade mínima para as mulheres chegam a ser bem pior. Muitas mulheres não conseguem contribuir de carteira assinada por mais que 30 anos, e ainda receberão apenas 60% do benefício quando aposentarem. As aposentadorias especiais onde as trabalhadoras gráficas aposentavam com 25 anos, serão destruídas e a pensão por morte, que são mulheres as maiores beneficiadas, reduzidas.

Compartilhar