28 de Fevereiro: Dia Mundial de Combate à Ler/Dort

1392

Diante do quadro alarmante de acidentes e doenças relativas ao trabalho, a LER/DORT se destaca entre as primeiras da lista que atingem a classe trabalhadora. Entre as principais causas estão: Jornada excessiva de trabalho; sobrecarga de trabalho com ritmo intenso e sem pausas; repetitividade de movimentos; cobranças exces­sivas que geram tensão, medo e insegurança; equipamentos e máquinas inadequadas. Fatores estes impostos pelos patrões, que visam somente o lucro e pouco se importam com a vida dos trabalhadores.

Há de se destacar o descaso do governo com a classe trabalhadora, pois sucateiam os órgãos de fiscalização, contri­buindo para que os empresários promovam verdadeiras empre­sas mutiladoras e assassinas com uma epidemia de doenças que trazem danos irreversíveis à vida dos trabalhadores do nosso país.

Ressaltamos aqui que, a cada 10 acidentes do trabalho, 08 ocorrem com trabalhadores de empresas terceirizadas, isso devido às condições precárias que os trabalhadores estão sub­metidos. As Empresas Terceirizadas, em sua grande maioria, são as que financiam a campa­nha eleitoral de vários políticos corruptos para obterem vanta­gens em grandes contratos.

Sintomas da Ler-Dort

Como evitar acidentes de trabalho

⇒ Leia o Ação Gráfica CSP-CONLUTAS MINAS GERAIS – SETORIAL DE SAÚDE E SEGURANÇA ⇐

Ação Gráfica CSP-CONLUTAS MINAS GERAIS - SETORIAL DE SAÚDE E SEGURANÇA