STIG-MG FECHA AS CCTs 2020/2021 E 2021/2022 DE POUSO ALEGRE E REGIÃO.

997

DEPOIS DE MUITA LUTA STIG-MG CONSEGUE FECHAR AS CCTs 2020/2021 E 2021/2022 DE POUSO ALEGRE E REGIÃO.

Atenção Trabalhadores Gráficos de Pouso Alegre e Região! O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, de Jornais e Revistas no Estado de Minas Gerais (STIG-MG) após muita luta e resistência, conseguimos fechar o Acordo Coletivo de Trabalho, com reajuste salarial em 2,69% para CCT 2020/2021, e 9,85% para CCT 2021/2022. Tendo ainda um ganho real referente ao índice inflacionário do período e manutenção das cláusulas anteriores.

REAJUSTE SALARIAL (Vigência 01.07.2020 a 30.06.2021)

Os salários dos integrantes da categoria profissional convenente serão corrigidos, a partir de 1º (primeiro) de julho de 2020, pelo percentual de 2,69% (dois inteiros e sessenta e nove centésimos), aplicáveis sobre os salários vigente em 1º de julho de 2019.

Todas as diferenças salariais decorrentes da aplicação do índice de reajuste previsto no caput
desta cláusula serão pagas em até 05 (cinco) parcelas de igual valor, mensais e sucessivas,
devendo-se a primeira parcela ser quitada juntamente com o pagamento da folha de janeiro/2022.

REAJUSTE SALARIAL (Vigência 01.07.2021 a 30.06.2022)

Somente os valores dos pisos de salários dos integrantes da categoria profissional convenente serão corrigidos, a partir de 1º (primeiro) de julho de 2021, pelo percentual de 9,85% (nove inteiros e oitenta e cinco centésimos), aplicáveis também sobre os valores de pisos vigentes em de 1º de julho de 2020, conforme tabela prevista na cláusula quarta.

Para os empregados, cujos salários vigentes em 1º de julho de 2021 sejam superiores aos valores constantes da tabela de pisos salariais vigentes a partir de 01/07/2021, estes terão um reajuste em parcela única de R$143,70 (cento e quarenta e três reais e setenta centavos), acrescida sobre os salários vigentes em 30.06.2021.

Todas as diferenças salariais decorrentes da aplicação do índice de reajuste previsto deverão ser quitadas juntamente com o pagamento da folha de janeiro/2022.

As empresas pagarão ainda todas diferenças salariais e reflexos legais incidentes sobre as
parcelas rescisórias, devidas aos seus ex-empregados que tiveram seus contratos rescindidos a partir de 01/07/2020, em até 05 parcelas de igual valor, a contar da data de assinatura da presente Convenção Coletiva de Trabalho, por meio de TRCT complementar.

Fortaleça sua representação

O Sindicato conclama os trabalhadores a contribuir para fortalecer, ainda mais, o seu Sindicato.
Todos os anos, chegado este momento da aprovação da CCT, os patrões tentam enfraquecer o Sindicato ao incentivar que os trabalhadores façam a carta de oposição.

Você sabe o que isto representa?

Na verdade, os patrões querem diminuir a representatividade dos trabalhadores para que a luta pelos reajustes salariais anuais e a preservação dos direitos dos trabalhadores seja
enfraquecida. Pense bem, é isto que você quer para o futuro da categoria?

Outra estratégia dos patrões é impedir a ação concreta do STIG-MG nos atendimentos de
denúncias realizadas junto aos órgãos públicos, nas campanhas salariais, na luta por injustiças, etc.
Os patrões querem agir livremente para retirar os direitos, negando benefícios e piorando as
condições de trabalho.  Querem adotar banco de horas negativos e outros artifícios, até mesmo reduzir salários com desculpa da pandemia.

Converse com os seus colegas de trabalho e reflita sobre essa situação. Pense na sua valorização e de sua categoria. Quanto maior a união, mais força e conquistas alcançaremos.

Não permita que os patrões façam campanha contra o seu Sindicato. O que eles estão fazendo, na verdade, é uma campanha contra você, você é o Sindicato, assim desvalorizando seu trabalho, dedicação e empenho.

A contribuição representa um gasto mínimo por parte do trabalhador, apenas 4%. Pense no que esse valor representa para você no futuro e como ele irá fortalecer a representatividade da sua categoria, garantindo reajustes anuais, manutenção e defesa de direitos conquistados

O STIG-MG está de portas abertas para todos aqueles que querem conhecer e participar das
atividades do Sindicato. Sua participação é fundamental para toda categoria. Sindicato forte luta e conquista melhorias junto com a categoria.

Mas, se mesmo assim, você quiser se opor à conta negocial de 4% dividida em duas vezes, O empregado que, por sua livre e espontânea vontade, não concordar com o desconto, poderá apresentar carta de oposição, entre os dias 28 de dezembro 2021 a 06 de janeiro de 2022, por meio de correspondência postada individualmente com aviso de recebimento (AR), para o endereço na sede da entidade profissional, situada na rua Jaguarão, 269, Bairro Bonfim, Belo Horizonte – MG, CEP: 31.210-240.

A carta de oposição deve ser de próprio punho e conter obrigatoriamente o nome completo,
número da carteira de trabalho e série, endereço residencial, função e nome da gráfica onde
trabalha e, opcionalmente o salário atual.

Seja sócio do STIG-MG e aproveite o melhor da parceria para você!

O STIG-MG trás vários benefícios para seus sócios como forma de ajudar amenizar a falta daquilo que o governo e empresas deveriam conceder a toda classe trabalhadora.

Baixe o aplicativo dos trabalhadores GRAFICOS MINAS GERAIS, e tenha acesso a vários benefícios na palma da sua mão, e muito MAIS: Link:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.sindsystem.graficosmg

Compartilhar