O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas de Jornais, e Revistas no Estado de Minas Gerais – STIG-MG, em nome da diretoria e toda classe trabalhadora gráfica do Estado de Minas Gerais, manifestarem solidariedade aos trabalhadores e trabalhadoras da gráfica RR DORNNELLY em São Paulo. Nosso repúdio a direção desta empresa que na calada da noite baixou as portas e declarar a autofalência sem discutir qualquer acordo com o Sindicato e os trabalhadores.
Foram vários pais e mães de família jogados na rua sem se quer receber o que é de direito. É preciso cobrar das autoridades uma imediata negociação no Ministério Público e Justiça do Trabalho para garantir os direitos dos trabalhadores.
José Aparecido Diretor do O STIG-MG fala de como é dolorosa essa situação, até mesmo por que aqui já passamos pela mesma situação há vários anos atrás, quando a empresa fez a mesma coisa com os trabalhadores gráficos de Minas Gerais. Mas para amenizar a situação o STIG-MG lutou e conseguiu que todos recebessem seus direitos.
A empresa é americana de grande porte, que faz parte da lista das 500 maiores da revista Fortune e registrou faturamento de quase US$ 7 bilhões no ano passado, (Dados da ISTOÉ) e agora anuncia falência.
Sabemos que nosso país vem de uma recessão, agora com presidente Jair Balsonaro, só está piorando cada dia mais a vida dos trabalhadores.
O ataque do governo contra as entidades é muito grande, por isso é preciso fortalecer ainda mais seu Sindicato para continuar lutando pela classe trabalhadora.