Vitória! Sindicato consegue na justiça reintegração de dirigente!

376
audienciaarquimedesNesta segunda-feira, dia 20/06, aconteceu a audiência na justiça do trabalho para decidir sobre ação impetrada pelo Sindicato pedindo reintegração do companheiro Arquimedes na empresa EDIMINAS/Hoje em dia. O companheiro Arquimedes, diretor da secretaria de administração e finanças do nosso Sindicato havia sido arbitrariamente dispensado em dezembro de 2015. Ele trabalha no jornal Hoje em Dia há mais de 20 anos e foi eleito pela categoria dos gráficos para representar os trabalhadores no Sindicato.
O juiz considerou que o direito de liberdade sindical foi violado, já que o companheiro Arquimedes foi democraticamente eleito e é um legítimo representante da categoria, dando a sentença para a reintegração em 48 horas. Mais uma vez a empresa veio com a conversa de que havia encerrado as atividades do parque gráfico e que isto justificaria a demissão de um dirigente sindical. Porém sabemos que a empresa continua em atividade e que somente terceirizou uma parte dos serviços para continuar aumentando seus lucros.
O que aconteceu foi uma violação ao direito de liberdade sindical assegurado na Constituição. Além da ilegal tentativa de demissão, a empresa está sem pagar salários ao companheiro desde o mês de janeiro, fato que o fez passar por várias dificuldades financeiras, sendo sempre auxiliado por vizinhos, colegas e pelo Sindicato. A empresa ainda não garantiu o pagamento dos salários atrasados e o Sindicato está mobilizado para que isso se resolva o mais rápido.
Devemos considerar que essa vitória foi importante, mas junto com todo o movimento sindical temos que permanecer vigilantes contra as várias formas de conduta antissindical que os patrões utilizam para enfraquecer a livre organização dos trabalhadores. Fazemos parte de uma luta nacional contra as demissões de vários dirigentes sindicais, lideranças e ativistas. Certamente permaneceremos vigilantes e firmes para garantir nosso direito de organizar e lutar para a melhoria das condições de vida de todos os trabalhadores.
Compartilhar