Sindicato Patronal dos Jornais discutirá nova proposta com as empresas

843

Diante da grande mobilização e pressão conjunta de três Sindicatos após várias reuniões diretas e no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os patrões recuam e propõem um reajuste melhor. Porém, ainda muito longe das perdas com a inflação de 9,12%.

“Em reunião com os patronais de jornais e revista do Estado de Minas Gerais houve sim um avanço, se comparado com um mês atrás quando ofereceram apenas 4,5% de reajuste não retroativo. Mas ainda muito longe do ideal”, destaca o diretor José Aparecido, representante legal do STIG-MG.

Na ultima rodada de reunião, mediada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) no dia 05/10, a patronal ofereceu reajuste de 6% com pagamento dos retroativos a data-base em três parcelas.

O jornal O Tempo não participará mais das reuniões. Segundo a Patronal, a empresa já está acertando um acordo à parte com os Sindicatos com os seguintes termos:

  • Reajuste de 7% retroativo a data-base, ou seja, Junho/2016, para todas as faixas salariais;
  • O pagamento do acumulado em duas parcelas, até Dezembro/2016;
  • Prorrogação da estabilidade prevista na Cláusula 33ª – Garantia de emprego e/ou salário – já prevista na Convenção Coletiva vigente – por mais 30 dias, perfazendo, assim somando o total de 90 dias;
  • e Reajuste de acordo com o INPC dos demais auxílios previstos na Convenção Coletiva em vigor.

Até então a última proposta do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Minas Gerais foi de 6% nos salários e 8% no piso, além de abono.

Diante disso, é indispensável que os proprietários de jornais e revistas elevem também sua proposta (assim como O Tempo), reajustando todos os salários em 7% e o piso em 8%, além de garantir o INPC na próxima data-base de 2017 e ampliar em 30 dias a garantia de emprego. Só assim será possível discutir a proposta em assembleias com os trabalhadores.

Os patrões ficaram de estudar a proposta e responder até o dia 11/10. Uma nova rodada de mediação na SRTE já está marcada para o dia 17/10, às 16h.

Todos em Assembleia

O Sindicato dos Gráficos de Minas Gerais convoca a todos trabalhadores de jornais e revistas para participar e votar sobre a proposta patronal.

ASSEMBLEIA PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA PATRONAL DOS JORNAIS

Dia: 13/10/2016

Horários: 10hs – 14hs – 17hs

Local: Rua Jaguarão, 269 – Bairro Bonfim – BH/MG