FECHADO O ACORDO SALARIAL 2019/2020 E 2020/2021 DOS GRÁFICOS DE UBERABA E REGIÃO.

605

O STIG-MG entra com medidas pré processual e garante reajuste para os trabalhadores gráficos de Uberaba/MG.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas, de Jornais e Revistas no Estado de Minas Gerais (STIG-MG) entra com ação pré processual e garante reajuste dos dois anos que estava sem acordo coletivo com o Sindicato patronal de Uberaba e região. Após 2 reuniões entre as partes junto com ao TRT, consegue avanço importante ao assinar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2019-2020 e 2020-2021, que vinham se estendendo desde ano 2019. Depois de muita insistência e cobrança a diretoria do STIG-MG teve êxito, e conseguiu um reajuste salarial de 7% (sete por centro) que serão corrigidos no salário dos trabalhadores a partir do dia 1º de novembro de 2019, considerada a data base da categoria na Região.

Reajuste salarial

(Vigência 01.11.2019 a 31.10.2020)

Os salários dos integrantes da categoria profissional convenente serão corrigidos a partir de 1º (primeiro) de novembro de 2019 pelo percentual de 4% (quatro inteiro por cento), que incidirá sobre os salários vigentes em 31 de outubro de 2019, compensando-se automaticamente todos os aumentos, reajustes ou antecipações salariais espontâneas e compulsórias, que tenham sido concedidas no período de 1º (primeiro) de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2019, salvo os decorrentes de promoções, transferências, equiparação salarial, implemento de idade e término de aprendizado.

(Vigência 01.11.2020 a 31.10.2021)

Os salários dos integrantes da categoria profissional convenente serão corrigidos a partir de 1º (primeiro) de novembro de 2020 pelo percentual de 3% (três por cento), que incidirá sobre os salários vigentes em 31 de outubro de 2020, compensando-se automaticamente todos os aumentos, reajustes ou antecipações salariais espontâneas e compulsórias, que tenham sido concedidas no período de 1º (primeiro) de novembro de 2019 a 31 de outubro de 2020, salvo os decorrentes de promoções, transferências, equiparação salarial, implemento de idade e término de aprendizado.

Diferenças Salariais

Todas diferenças salariais mensais e sucessivas, retroativas ao mês de novembro/2019 bem todas diferenças salariais mensais e sucessivas, retroativas ao mês de novembro/2020, serão divididas em 4 parcelas de igual valor e serão pagas juntamente com as folhas de junho/2021, julho/2021, agosto/2021 e setembro/2021.

Fortaleça Quem te Representa

O Sindicato conclama os trabalhadores a contribuir para fortalecer, ainda mais, o seu Sindicato. O presidente da republica quer acabar com os Sindicatos, não deixe que isso aconteça, pois sem o Sindicato não tem CCT e nenhuma outra garantia além das defesas aos direitos conquistados ao logo dos anos. Todos os anos, os patrões tentam enfraquecer o Sindicato ao incentivar que os trabalhadores façam a carta de oposição pra deixar de contribuir para sua entidade de classe, não cai nessa, pois a sobrevivência do Sindicato depende das contribuições da classe trabalhadora gráfica para continuar aberto e lutando pela classe.

Você sabe o que isto Representa?

Na verdade, os patrões querem diminuir a representatividade dos trabalhadores para que a luta pelos reajustes salariais anuais e a preservação dos direitos dos trabalhadores seja enfraquecida. Pense bem, é isto que você quer para o futuro da categoria?

Os patrões querem agir livremente e retirar os direitos, negando benefícios e piorando as condições de trabalho. Querem força o banco de horas e outros artifícios, até mesmo reduzir salários.

Não permita que os patrões façam campanha contra o seu Sindicato. Eles sempre vão dizer pra vocês fazer a carta de oposição, na verdade o que eles estão fazendo é uma campanha contra você, desvalorizando seu trabalho, dedicação e empenho.

A contribuição representa um gasto mínimo por parte do trabalhador, apenas 4%. Pense no que este valor representa para você no futuro e como ele irá fortalecer a representatividade da sua categoria, garantindo reajustes anuais, manutenção e defesa de direitos conquistados. Sindicato forte luta e conquista melhorias junto com a categoria.

Sua participação fortalece seu Sindicato

Mas, se mesmo assim, você quiser se opor á quota negocial de apenas 4% dividida em 2x vezes, você poderá apresentar carta de oposição, entre os dias 20 de maio a 29 de maio de 2021 por meio de correspondência postada individualmente com aviso de recebimento (AR), para o Sindicato Profissional, à Rua Jaguarão, 269 – Bairro Bonfim – Belo Horizonte – Minas Gerais – CEP: 31.210-240, sendo que o comprovante do AR, juntamente com cópia da carta, será o documento suficiente, pois o Sindicato envia a lista para que o empregador não efetuar o desconto.

Na carta deve constar, no mínimo, o nome completo, número da carteira de trabalho e série,
endereço residencial, função e nome da gráfica onde trabalha e, opcionalmente, o salário atual. Ela teve ser redigida de próprio punho e entregue pessoalmente.

Compartilhar